Apresentação

A Escola Estadual Tempo Integral Nico de Barros,reconhecida pela Resolução nº:563/2009 do Egrégio Conselho Estadual de Educação,localiza-se na Rua 09 s/nº,Q 35 Setor Cidade Livre,em Itapirapuã Go, telefone(62)3374-1551.A Unidade Escolar ministra o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano,em Tempo Integral,atualmente com 90 alunos.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Deficiências


Deficiente"É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco"É quem não procura ser feliz.

"Cego"É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo"É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo"É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico"É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético"É quem não consegue ser doce.

"Anão"É quem não sabe deixar o amor crescer.
É quem não sabe deixar o amor crescer



Dinâmica
Estrada grupal
Objetivo:
Facilitar o conhecimento entre os participantes de um grupo; Resolver situações-problema e desafios matemáticos.
Procedimentos:

1) Distribuir a cada participante uma peça de um quebra-cabeça que, montado, formaria a imagem de uma estrada; 2) Algumas peças possuem no verso uma pergunta, e outras, uma resposta. Na relação entre a pergunta e a resposta as peças se encaixam; 3) Os participantes devem procurar, entre todos os outros participantes, a peça que irá completar a sua parte do quebra-cabeça; 4) Formarão, então, duplas para falarem e discutirem o que sugerem os seus desafios; 5) As duplas apresentam para o grupo, comentando sobre a pergunta e a resposta; 6) Após as apresentações, o grupo é convidado a formar, com as peças já em dupla, o quebra-cabeça da estrada; 7) Com a estrada construída, abrir para discussões e comentários no grupo; 8) Fechamento da dinâmica. Brincando com a Matemática O professor organizará a competição, formando um número de equipes de acordo com o número de colunas de carteiras existentes na sala de aula. Os alunos estarão de pé, ao lado de suas carteiras. O professor anunciará, em voz alta, uma operação matemática cujo resultado final seja um número que só tenha um algarismo. Exemplo: 3x5-12=? Os alunos, em grupo, resolvem mentalmente a expressão e agrupam-se em círculo, na frente de sua coluna, dando os braços entre si, de acordo com o resultado (no exemplo acima devem participar apenas três alunos). Sairá vencedora a equipe que responder corretamente a expressão matemática, no menor tempo possível.
Fonte: SILVA, Elizabeth. “Recreação com jogos de matemática”. Rio de Janeiro: Sprint, 2001, p. 24.

Os reis da matemática

O professor deverá dividir a sala de aula em dois grupos.
Fará uma lista de questões de matemática
No qual, o grupo que acertar a resposta terá direito de responder a proxima questão, quem errar passa a vez para o outro grupo.
O professor sorteará qual grupo deverá começar.
O grupo que acertar três questões em sequencia, poderá tirar 1 ponto do grupo concorrente.
O grupo que alcançar 15 acertos primeiro, será o vencedor.
O grupo que perdeu deverá fazer coroas de papel e coroar o grupo vencedor.
As questões o professor irá elaborar de acordo com a matéria que está sendo ensinada em sala de aula.


MENSAGEM AO PROFESSOR
Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano. Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e de morte,é preciso educar o medo e a coragem. Medo e coragem em ousar, Medo e coragem em romper com o velho, Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente. Medo e coragem em construirv o novo, Medo e coragem em assumir a educação desse drama, Cujos personagens são nossos desejos de vida e morte. Educar a paixão (de vida e morte, é lidar com esse dois ingredientes Cotidianamente através da nossa capacidade, Força vital , que todo ser humano possui(uns mais outros menos), Em outros anestesiada, E desejar sonhar, imaginar e criar. Somos sujeitos, porque desejamos, sonhamos Imaginamos e criamos na busca permanente, Da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade De uma sociedade mais justa, da felicidade a que temos direito. Este é o drama de permanecermos vivos...... fazendo EDUCAÇÃO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

♥ MENSAGEM PARA REFLETIR ♥


NÃO FICAREI AQUI PARA SEMPRE


Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!
Respiro fundo, deixo meus problemas para depois ....
Procuro ter um olhar mais atento, conhecê-los melhor...
Poderei ver crianças florindo ou murchando;
Isso dependerá de minha postura como profissional; como ser humano ...
Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!
Deixo para depois minhas tristezas, meus pensamentos aflitos ...
Trocamos energias e esquecemos as coisas ruins,
sabendo que elas se evaporam ao sabor do vento ...
Sorrimos, cantamos, descobrimos novos mundos, novos planetas ...
Descobrimos que juntinhos podemos olhar na mesma direção
e caminhamos rumo a este novo sol que surge lentamente - o futuro ...
Crio asas quando me coloco no lugar de cada aluno,
tentando entender suas dificuldades, seus medos suas inseguranças...
Crio asas quando me torno uma ponte para que eles caminhem
e percorram novos caminhos e se encantem com suas descobertas ...
Acredito que cada ser humano é um ser mágico, fantástico,
iluminado e tem o poder de transformar o mundo!
Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!
Tomo cuidado com minhas palavras, minhas observações, meus exemplos ...
Sou humana posso errar, mas preciso me policiar...
Pois estou lidando com crianças e quando estou com eles,
procuro ser uma pessoa melhor!
Melhor para mim, melhor para o futuro que deixarei registrado na memória de cada um ...
Não ficarei aqui para sempre, mas posso semear a tolerância, a paciência, o afeto,
o carinho, o respeito, a solidariedade , a fé e o amor...
Assim terei a certeza de que fiz a minha parte!


Com carinho Professora Regina Pires da Costa.





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Oficinas

Nossas oficinas pretendem estimular a prática pedagógica com ideias, projetos e experiências para a sala de aula.
O material é de acesso imediato, gratuito, e não ofecece qualquer tipo de tutoria, tampouco certificado.